Foto: Academia Samurai

Foto: Academia Samurai

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Colapso no sus em todo o Brasil


Médica cansada do descaso com a saúde pública surta em hospital no rio de janeiro.

Neste último dia 31 de Maio no plantão do hospital Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, desabafou sobre a situação precária em que se encontra a saúde do Estado. Angela Tenório afirma estar sobrecarregada e cansada do descaso com os pacientes, a doutora fala o que todos nós é certamente a maioria dos médicos públicos estão com as palavras engasgadas na garganta.

" Estou sozinha nessa porcaria aqui. Não posso fazer nada pelo excesso de pacientes doentes. E a secretaria [de Saúde] e o governador [Sérgio Cabral] não fazem nada. Cadê o Pedro II [hospital estadual]? Nós somos sobrecarregados. Eu sou diabética e hipertensa. O Pedro II está lá, com médicos que não atendem porque não tem cama. Eu já estou de saco cheio. Eu vou ser punida por uma boa causa."

Todos sabem que, esta acontecendo no rio mais preciso no Hospital Rocha Faria, em Campo Grande não é diferente de todo o Brasil, estamos ciente do problema que cada vez sucateia mais o sistema de saúde sem falar dos salários dos funcionários e enfermeiros que estão desfazados, muitos plantonistas mostram seus contracheques indignados com seus administradores públicos que cada vez mais aumentam seus próprios salários mas não veem o problema com seus eleitores, esta reportagem da tv record veio em um momento muito oportuno onde o Brasil se prepara para sediar a copa do mundo e os jogos olímpicos enquanto o nosso dinheiro e despejado em construção de estádios para a copa e para o corinthians e muitas melhorias para as cidades que vão sediar os jogos mas a saúde e educação ninguém vê, o lado da população carente os administradores fazem vista grossa, agora onde esta o dinheiro de nossas contribuições, todos os messes são descontados de nossos contracheques 8% de inss, este dinheiro é para pagamento de aposentadoria, pensões e saúde mas o dinheiro cai nas mãos de pessoas que só cuidam de seus próprios interesses, todas as eleições e a mesma coisa a saúde vira um chavão de campanha puro marketing político, quem perde com isso?

Depoimento de quem precisou de atendimento do SUS.

"Infelizmente para quem corre atrás da grana e ela teima em fugir, cedo ou tarde acaba tendo que encarar uma bela fila do SUS ,tendo que implorar por atendimento e rezar muito .
Quando a situação é como no meu caso que após algumas madrugadas na fila consegui fazer alguns exames e descobri que ainda tem alguma solução para mim tudo bem .É muito triste quando é alguém de sua família e que já está muito debilitado como no caso do meu pai .
O que passei essa semana nem cachorro não merece .
Tendo saúde até que dá para esquecer por algum momento as dificuldades do dia dia ,pelo menos elas parecem ficar mais leves .
Mas quando a situação é complicada e o único caminho é esperar pelo atendimento doSUS a coisa se agrava muito ,outro dia estava pensando por muitos anos tive bonsconvênios e isso me afastou dessa realidade ,na verdade quando era criança tinha que encarar essas filas enormes de madrugada e hospitais lotados .O interessante é isso ,já se passaram muitos anos desde minha infância e as coisas continuam muito parecidas ,lá se foram uns 30 anos e hoje tive a sensação de voltar no tempo ,pois a bagunçacontinua a mesma .É claro que a tecnologia evoluiu a própria medicina avançou muito, mas o grande problema em meu ponto de vista continua o mesmo .
O acesso a essa medicina evoluída continua o mesmo ou talvez pior por que tenho a sensação que os métodos para tentar organizar ou melhor barrar as pessoas nas portas ou mesmo nas suas cidades aumentaram .
Por exemplo o povo é orientado a se deslocar para a unidade de atendimento em seu município que no meu caso é o posto 24 horas de Cachoeirinha.
Chegando lá você pode medir a pressão e esperar ,e se for de noite pode fechar os ouvidos por que é gente dormindo pra todo lado .
Após passar uma noite inteira com meu pai com hemorragia esperando por umatransferencia para o Hospital Conceição .Chegamos na portaria desse hospital onde tem um monte de gente para orientar e barrar também .Imaginei que ele logo seria encaminhado para o atendimento pois seu caso era muito grave segundo os próprios médicos e como ele faz quimioterapia nesse mesmo hospital pensei que as coisas andariam mais rápidas .
Para o meu desespero já na chegada vi que a coisa era bem mais complicada pois o próprio médico começou a me fazer perguntas sobre ele que imaginava que estariam em um banco de dados sendo ele paciente antigo dali .Não sei se é toda aquela loucura ,má vontade ,sistemas ineficientes ou total falta de vontade do próprio médico ,mas acredito que seria só consultar o sistema para saber todo histórico dele .
Mas isso não era nada ,pois era só responder as perguntas, o que é desesperador é ver uma quantidade absurda de pessoas com todos os tipos de doenças chegando de todos os cantos do estado .Pessoas como eu que estava ali tentando aliviar a dor de meu pai tão importante pra mim, que parecia que ia perder todo seu sangue e que para eles era somente mais um entre tantos .
Ainda para piorar a sensação pude ver reportagens em torno do Hospital denunciando situações de descaso ,de superlotação, ou falta de atendimento .
Felizmente meu pai não virou assunto dessas reportagens que são comuns hoje em dia .
Nessa semana provavelmente ele poderá retornar pra casa e retomar uma difícil rotina de tratamentos ,mas pelo menos por alguns dias longe de hospitais .
Acredito que se nossos governantes passassem uma única noite como a que passei as coisas mudariam."
informações tirada do site:  http://cachoeirinhacity.blogspot.com.br/2011/03/posto-24-horas-de-cachoeirinha-e.html









Nenhum comentário:

Postar um comentário